SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Apresentação - Narrativas biográficas, temporalidades e hermenêutica do sujeitoMemoriais e narrativas na formação de educadores da saúde: escritas de si, acompanhamento e mediação biográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

MORAIS, Joelson de Sousa  e  BRAGANCA, Inês Ferreira de Souza. Pesquisa formação narrativa (auto)biográfica: da tessitura de fontes aos desafios da interpretação hermenêutica. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e75612.  Epub 08-Abr-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75612.

Este texto tem como objetivo desenvolver uma reflexão sobre a abordagem de pesquisaformação narrativa (auto)biográfica, por meio de um olhar retrospectivo para uma pesquisa concluída há 10 (dez) anos e outra que se encontra em andamento. A proposta consiste em um exercício metanarrativo que, ao dialogar com as referidas pesquisas, tematiza o campo dos estudos (auto)biográficos em educação, especialmente quanto ao enredamento de sentidos que unem de forma indissociável pesquisa e formação, a tessitura de fontes narrativas e os desafios da interpretação hermenêutica. Neste exercício teórico e metodológico dialogamos com as contribuições de Christine Josso, Delory Momberger, Elizeu de Souza, Conceição Passeggi e com Paul Ricoeur na discussão da hermenêutica compreensiva. As reflexões indicam que o processo de compreensão e interpretação hermenêutica foi experienciado levando em conta as conversas, mas também a revisitação dos registros escritos para depreender os múltiplos sentidos que as narrativas nos davam a dizer. O movimento de narrar a vida e a profissão docente polifonicamente, pelas narrativas de outros tantos que nos compõem, amplia não apenas nosso leque de saberes, conhecimentos e experiências do ser professor mas, acima de tudo, do aprender continuamente a profissão, a pesquisa, a narração e os diferentes aspectos que desse movimento possam emergir, brotando outras tantas possibilidades teoricometodológicas, epistemológicas, de vida, existência e pesquisaformação.

Palavras-chave : Pesquisaformação; Narrativas (Auto)biográficas; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português | Francês     · Português ( pdf ) | Francês ( pdf )