SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Memorials and narratives in the training of health educators: writing about oneself, monitoring and biographical mediationLearning from “becoming”, training experiences and visibility: approximations between autobiographies and education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SCRAMINGNON, Gabriela Barreto da Silva. Narrativa, experiência e formação: o diálogo com as crianças na constituição de tornar-se professora. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e75619.  Epub Apr 08, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75619.

Este artigo, fruto de uma pesquisa de doutorado, toma como objeto de estudo as narrativas de uma professora da Educação Infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental de uma instituição pública municipal, e tem como objetivo discutir a constituição da docência como processo que se dá na relação com as crianças. A estratégia metodológica, sustentada no diálogo com Walter Benjamin (1994; 1995; 2006) e Martin Buber (2003; 2009; 2012), foi de analisar as narrativas da trajetória da professora no cotidiano escolar em seu diálogo com as crianças. O caderno com os registros dessas conversas converte-se, dessa forma, em empiria de pesquisa. Assim, as narrativas biográficas são compreendidas enquanto metodologia de pesquisa e de formação (JOSSO, 2004). As análises destacam: as crianças como depoentes privilegiados de sua condição, e que nos dão pistas sobre as relações que estabelecem com os professores na escola, indicando possibilidades outras para o desenvolvimento da prática pedagógica; a docência como processo inacabado, aberta a construções e desconstruções; as narrativas biográficas como caminho para a constituição de uma identidade profissional; a importância de espaços e tempos garantidos na escola para que os professores produzam seus registros, considerando-os como possibilidade de pensar o trabalho. Nesse sentido, como experiência, a pesquisa e o texto narrativo são acontecimentos do presente.

Keywords : Narrativa; Professores; Criança; Escola; Formação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )