SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37From singer to conductor: (auto) biographical travels and horizons of baritone Raimundo PereiraEvidential Paradigm: narrative research methods in the teacher’s training context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

CASTRO, Andreia Alves Monteiro de  and  ALVES, Luciana Pires. A ambição de ser o desejo do outro: escritas mestiças de uma família do subúrbio do Rio de Janeiro. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e75519.  Epub Apr 08, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75519.

O presente artigo procura interpelar as narrativas da experiência mestiça não só como produção de branqueamento, mas também como encenação de um estereótipo. Ambos encarnados na vivência da nossa família, refletindo tensões, modos e projetos de identidade nacional. A romantização da mestiçagem, lugar de produção, de fundação e de disseminação do desejo sempre insatisfeito de ser outro, marca o jogo de projeções, simulações e dissimulações da narrativa de nossa ascendência. Enquanto pesquisadoras, buscamos desvendar alguns mistérios, preencher lacunas, analisar as tensões dessas histórias que nem sempre contavam os fatos pelo que era falado, mas pelo interdito, não dito, mal dito. Conhecer o processo de formação e de conformação das famílias, muitas das vezes, no leva a conhecer o processo de formação e de conformação da sociedade, do país e do mundo.

Keywords : Narrativa; Biografia; Representação; Gênero; Raça.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )