SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37A ambição de ser o desejo do outro: escritas mestiças de uma família do subúrbio do Rio de JaneiroO paradigma indiciário para análise de narrativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

AGUIAR, Thiago Borges de  e  FERREIRA, Luciana Haddad. Paradigma Indiciário: abordagem narrativa de investigação no contexto da formação docente. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e74451.  Epub 08-Abr-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.74451.

Este estudo tem como objetivo tomar o Paradigma Indiciário como método narrativo de investigação no âmbito da formação docente. Destacamos sua dimensão autobiográfica, enfatizando as particularidades de fazer uso da narrativa como fenômeno estudado, gênero textual e concepção metodológica. Para tanto, realizamos leitura abrangente da obra de Carlo Ginzburg e a partir de suas contribuições apontamos características da escrita narrativa em pesquisa, entendendo-a como escolha consciente de olhar para o passado e reconstruí-lo, tomando as opções feitas ao longo do processo e as respostas encontradas ao final. Tomamos ainda, como eixo reflexivo, narrativas produzidas por professoras, cujas análises evidenciam que este modo de fazer pesquisa possibilita entendimento de aspectos das práticas sociais que não dizem respeito apenas ao que foi vivido ou a quem viveu, mas ao modo como a experiência se atualiza no instante em que se decide narrar, em diálogo com questões de nossos tempos, espaços e cultura, tornando-se potente instrumento de pesquisa e formação. Finalizamos apresentando três temporalidades, presentes numa investigação com base no Paradigma: o tempo da história de vida, considerando que ela atravessa e é atravessada pela pesquisa; o tempo da própria pesquisa, entendendo que o método se dá num movimento constante entre coletar, observar, decifrar; o tempo da escrita, entendendo a linearidade de um texto que precisa ser definitivo, mas se abre para a provisoriedade do conhecimento produzido e o estranhamento de nós mesmos.

Palavras-chave : Pesquisa narrativa; Paradigma Indiciário; Método narrativo; Método indiciário; Formação docente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )