SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37The evidentiary paradigm for analysis of narrativesConceptual and methodological reflections on the “baroque” of biographies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

CARDOSO, Michele Gonçalves. Biografia e temporalidades: prática historiográfica e o ensino de história. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e75676.  Epub Apr 09, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75676.

O presente artigo tem como objetivo propor reflexões sobre a escrita biográfica e seus tensionamentos com o campo da pesquisa/ensino de história. Compreendendo que o empreendimento biográfico é resultado de uma escrita fundamentalmente atravessada por temporalidades diversas, percebemos na artificialidade dessa escrita sua potencialidade para analisarmos os descontínuos da vida humana e suas relações no tempo/espaço. Deste modo, buscamos destacar importantes aspectos do diálogo entre história e biografia, evidenciando novos aportes teóricos e metodológicos que contribuem, ainda, para a revisitação de seu uso e de sua produção para o ensino de história.

Keywords : História; Biografia; Ensino de história; Temporalidades.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )