SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37O paradigma indiciário para análise de narrativasReflexões conceituais e metodológicas sobre o “barroco” das biografias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

CARDOSO, Michele Gonçalves. Biografia e temporalidades: prática historiográfica e o ensino de história. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e75676.  Epub 09-Abr-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75676.

O presente artigo tem como objetivo propor reflexões sobre a escrita biográfica e seus tensionamentos com o campo da pesquisa/ensino de história. Compreendendo que o empreendimento biográfico é resultado de uma escrita fundamentalmente atravessada por temporalidades diversas, percebemos na artificialidade dessa escrita sua potencialidade para analisarmos os descontínuos da vida humana e suas relações no tempo/espaço. Deste modo, buscamos destacar importantes aspectos do diálogo entre história e biografia, evidenciando novos aportes teóricos e metodológicos que contribuem, ainda, para a revisitação de seu uso e de sua produção para o ensino de história.

Palavras-chave : História; Biografia; Ensino de história; Temporalidades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )