SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Conceptual and methodological reflections on the “baroque” of biographies“How do I go to research alone?” The insert process in post-graduation evidenced in narratives of a teacher author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SOARES, Sebastião Silva  and  GUIMARAES, Selva. Memória, identidade e docência: recordações-referência de professores iniciantes na educação superior. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e75550.  Epub Apr 08, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75550.

Este trabalho objetiva analisar recordações-referência de três professores em início de carreira na educação superior, por meio da pesquisa (auto)biográfica. Para tanto, empregou-se uma entrevista narrativa com questionamentos sobre a história de vida, a formação escolar, o percurso acadêmico e o desenvolvimento profissional. Os aspectos salientados por eles no estudo demonstraram elementos significativos na escolha pela profissão e a constituição da aprendizagem docente. Diante das recordações-referência, evidenciou-se que as marcas e imagens da docência advêm de um repertório da própria história de vida desses sujeitos. Tais reminiscências são carregadas de sentimentos positivos e alegres configurados pela influência familiar na referida escolha, por trajetórias com os antigos mestres, além das brincadeiras e dos processos de inserção/iniciação à docência na universidade. A aprendizagem nessa área não aconteceu de maneira neutralizada, mas sim tecida pelos percursos formativos vividos pelos professores em suas histórias de vida e pelos caminhos profissionais na manutenção ou superação de crenças e valores sobre a profissão docente. Ademais, visualizaram-se as subjetividades que permeiam a construção da identidade dos docentes, ou seja, como se constituíram na profissão e nos diversos contextos históricos de formação.

Keywords : Narrativas; Recordações-referência; Professor iniciante; Educação superior.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )