SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Memory, identity and teaching: reference-memories of beginning teachers in higher educationThreads of memories … On possibilities of writing one's self and inventing worlds... author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

STARLING, Cláudia; CONTI, Keli Cristina  and  NUNES, Célia. “Como eu vou fazer pesquisa sozinha?” O processo de inserção na pós-graduação evidenciado nas narrativas de uma professora. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e75623.  Epub Apr 08, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75623.

Este trabalho é fruto de uma investigação que objetiva compreender os processos de inserção de professores no magistério superior em universidades federais, em uma perspectiva longitudinal. Neste artigo, de natureza (auto) biográfica, analisamos os processos de inserção de uma professora, a partir de suas narrativas, durante os primeiros anos de exercício da profissão, de 2016 a 2020. O olhar interpretativo desses relatos recai para como, em cada narrativa escrita, as experiências vividas vão sendo rememoradas, em um “ir e vir” da temporalidade. Enfatizamos a reflexão sobre a inserção na docência e na pós-graduação, especificamente nas atividades de pesquisa e orientação. Os resultados evidenciaram tensões em relação à complexidade do exercício profissional no contexto universitário. A história (re)contada do período de transição no estágio probatório traz elementos que marcam o processo de constituição identitária docente, e reforça a percepção sobre como os processos interativos são propulsores de novas possibilidades de atuação e inserção dos docentes na pós-graduação.

Keywords : Pesquisa (Auto)biográfica; Narrativas de si; Dimensão da temporalidade; Docência e formação.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese | French     · French ( pdf ) | Portuguese ( pdf )