SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Fios de memórias... Sobre possibilidades de escritas de si e invenção de mundos...Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estética índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

DUTRA, Marlene de Alencar; THERRIEN, Jacques  y  NOBREGA-THERRIEN, Silvia Maria. Temporalidades na vida e na autoformação de uma professora-pesquisadora. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e75571.  Epub 08-Abr-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.75571.

Delineamos como objetivo deste estudo apreender as temporalidades na vida e na formação na itinerância aprendente de uma professora-pesquisadora como dimensão autoformadora pela narrativa de si. O aporte teórico está fundamentado nas formulações de autores como Pineau (1983, 1987, 2004, 2005, 2006, 2012), Josso (2004) e Souza (2006). Constituímos uma investigação descritiva, matizada pela abordagem (auto)biográfica, com estreitamento para uma pesquisa-formação. A narrativa de si, por uma professora-pesquisadora, tomada como corpus hermenêutico crítico, resulta de um movimento heurístico e reflexivo em uma comunidade de pesquisa. Em uma ecologia cognitiva constituinte e constituída no exercício autopoiético, pelo investimento (auto)biográfico em que apreendemos a narrativa de si no processo de reflexividade crítica, reconhecemos uma estrutura complexa das dinâmicas nas temporalidades da vida e da formação, em movimento de intercompreensão de fluxos e de circulações de conhecimentos e saberes. Esse desvelamento de uma pesquisa-formação em processos auto-organizáveis, coletivos e partilhados, levaram-nos a uma ação pesquisante em empreendimento dos sentidos e dos significados, para além das amarras academicistas, encontrando o tempo para a nossa autoformação, que nos coloca em um paradigma antropoformador na constituição identitária docente.

Palabras clave : Abordagem (auto)biográfica; Autoformação; Temporalidades na formação; Narrativa de si; Professora-pesquisadora.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )