SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Listening to student-teachers: between memories and delights, portraits of aesthetic educationThe “Stories of life in formation” approach as going beyond the double pitfall of the concept without life and of life without concept author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

DELORY-MOMBERGER, Christine. Da condição à sociedade biográfica. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e77147.  Epub Apr 09, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.77147.

Ao questionar as inflexões da “condição biográfica” e as transformações que afetam, por sua vez, os processos de biografização à luz da “sociedade biográfica”, este artigo mostra como a narrativa do eu experimenta atualmente uma revolução em seu status que ocorre em paralelo àquela que afeta a relação entre o indivíduo e o social. Os usos sociais feitos da narrativa biográfica nas sociedades da modernidade avançada contribuem para sua constituição como ato público e para o desenvolvimento de uma prática institucional externalizada e objetivante. Essas transformações da narrativa de si devem ser reinscritas dentro da estrutura mais ampla das evoluções sociais dos últimos quarenta anos. É nessa perspectiva mais ampla que se iluminarão os desafios paradoxais da injunção que parece ser uma das características da sociedade contemporânea.

Keywords : Condição biográfica; Processo de biografização; Sociedade biográfica; Narrativa de si; Capital biográfico.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese | French     · French ( pdf ) | Portuguese ( pdf )