SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Na escuta de estudantes-professoras: entre memórias e miudezas, retratos de formação estéticaA abordagem “Histórias de vida em formação” como superação da dupla armadilha do conceito sem vida e da vida sem conceito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

DELORY-MOMBERGER, Christine. Da condição à sociedade biográfica. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e77147.  Epub 09-Abr-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.77147.

Ao questionar as inflexões da “condição biográfica” e as transformações que afetam, por sua vez, os processos de biografização à luz da “sociedade biográfica”, este artigo mostra como a narrativa do eu experimenta atualmente uma revolução em seu status que ocorre em paralelo àquela que afeta a relação entre o indivíduo e o social. Os usos sociais feitos da narrativa biográfica nas sociedades da modernidade avançada contribuem para sua constituição como ato público e para o desenvolvimento de uma prática institucional externalizada e objetivante. Essas transformações da narrativa de si devem ser reinscritas dentro da estrutura mais ampla das evoluções sociais dos últimos quarenta anos. É nessa perspectiva mais ampla que se iluminarão os desafios paradoxais da injunção que parece ser uma das características da sociedade contemporânea.

Palavras-chave : Condição biográfica; Processo de biografização; Sociedade biográfica; Narrativa de si; Capital biográfico.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português | Francês     · Português ( pdf ) | Francês ( pdf )