SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37From condition to biographical societyTemporal dialetics in the narrative of a life with a rare disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

LAINE, Alex. A abordagem “Histórias de vida em formação” como superação da dupla armadilha do conceito sem vida e da vida sem conceito. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e79271.  Epub Apr 09, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.79271.

Este artigo pretende mostrar como realizar um processo eminentemente formativo, fundamentado em uma prática concreta de histórias de vida em grupo num contexto de formação. Por esses termos entendemos um processo por meio do qual cada narrador engaja-se em algo que lhe auto represente e que se transforma com vistas a aumentar o seu poder de aprender. Em paralelo, a visão de cada participante sobre o seu ambiente é modificada. As condições éticas, deontológicas e metodológicas necessárias para este tipo de trabalho são especificadas ao mesmo tempo em que o autor sublinha a importância da dialética que se desdobra entre a implicação individual de cada participante e o coletivo.

Keywords : Histórias de vida; Formação; Ética; Prática e teoria; Subjetivação.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese | French     · French ( pdf ) | Portuguese ( pdf )