SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Temporal dialetics in the narrative of a life with a rare diseaseGrundtvig and the Folk High Schools in Denmark: dialogues with Paulo Freire and contributions to Youth and Adult Education in Braz author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

BENCOSTTA, Marcus Levy; CAMPOS, Marília Andrade Torales  and  MACHADO JUNIOR, Cláudio de Sá. História e memória do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (1975-2020). Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e80175.  Epub May 20, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.80175.

Este ensaio trata de um registro de memória que se soma às celebrações dos 45 anos de funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Paraná (Brasil). Trata-se, portanto, de uma narrativa escrita a seis mãos, cujo objetivo é narrar e promover uma reflexão sobre os momentos importantes que marcaram profundamente a experiência histórica e a contribuição acadêmica que este Programa de Pós-Graduação acumulou ao longo de quatro décadas e meia na formação de mestres e doutores em Educação. Para compor a trama de dados sobre a história do PPGE, foi feita uma revisão de documentos como: os relatórios anuais (1975-2020), as atas de reunião do colegiado e os textos já publicados sobre a trajetória do Programa. A narrativa, feita por professores que atuam no PPGE, buscou descrever três períodos definidos a partir de uma cronologia marcada pelas fases de criação, consolidação e prospecção do Programa. A partir desta revisão histórica, foi possível destacar elementos que permitem compreender a história do PPGE nos contextos nacional e regional resguardando suas singularidades, bem como apontar linhas e tendências para sua futura evolução.

Keywords : História da Educação; Educação Universitária; Pós-Graduação em Educação; Pesquisa.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )