SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Conquistar seu tempo através da formação dos ritmos da própria vidaAcacia Zeneida Kuenzer: a constituição de uma educadora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel; LACERDA, Mirian Pires Corrêa de  e  NOVAES, Regina Célia Reyes. Juventudes, educação, política e violência: uma entrevista com Regina Novaes. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e71209.  Epub 11-Ago-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.71209.

Regina Novaes é professora visitante da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), no Programa de Pós-Graduação em Educação. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde orientou pesquisas de iniciação científica, dissertações de Mestrado e teses de Doutorado. A Dra. Regina tem se dedicado às pesquisas nos seguintes temas: movimentos sociais, juventude, religião, cultura, cidadania e violência. Nesta entrevista, concedida aos professores Victor e Miriam, a professora Regina discute temas importantes para o campo de pesquisa na área de juventudes, bem como apresenta pistas para as discussões sobre políticas públicas para as juventudes contemporâneas. Ela afirma que o Estatuto da Juventude expressa consensos e conflitos entre os diferentes atores que colaboraram com sua promulgação, sejam eles políticos, agentes sociais, pesquisadores, movimentos sociais e os próprios jovens.

Palavras-chave : Juventudes; Políticas públicas; Violência juvenil; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )