SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Acacia Zeneida Kuenzer: a constituição de uma educadoraEducação do corpo: apontamentos para a historicidade de uma noção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

QUITZAU, Evelise Amgarten  e  MORENO, Andrea. Apresentação - História da educação do corpo: pesquisas para uma noção em construção. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e80259.  Epub 08-Ago-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.80259.

Desde os anos 1980, o corpo vem se consolidando como um objeto de estudo das ciências humanas, inclusive da história, entre os adeptos da história cultural. As discussões geradas pelo chamado “giro corporal” ecoaram especialmente em áreas como a história da educação e história da educação física, do esporte e dos divertimentos, que direcionaram suas atenções para questões sobre como diferentes práticas e prescrições se desenvolveram, na sociedade ocidental moderna, com a finalidade de educar o corpo. A noção de educação do corpo, mobilizada em diferentes investigações, tem permitido novas interrogações sobre os mais diversos objetos de pesquisa, como manuais de ginástica e esporte, manuais de pintura, currículos de formação docente, ou mesmo os jogos e divertimentos ao ar livre. Neste texto introdutório, discutimos brevemente esta incorporação do corpo como objeto de estudos da história da educação, do esporte e dos divertimentos, indicando seu processo de consolidação e potencialidades para estes campos.

Palavras-chave : História; Corpo; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )