SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Os quadrinhos de Caxuxa e suas mensagens às crianças: considerações a respeito do corpo infantil na revista “Cirandinha” (anos de 1950)Diversão, doença e educação dos corpos na Comarca de Vila Rica (século XVIII) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

CAPRARO, André Mendes  e  SILVA, Marcelo Moraes e. Um dândi nos trópicos: esporte e educação do corpo nas crônicas de Paulo Barreto (João do Rio). Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e76965.  Epub 06-Ago-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.76965.

O presente artigo teve como objetivo analisar como o esporte e os processos de educação do corpo se manifestaram nas crônicas de Paulo Barreto, mais conhecido como João do Rio. As fontes selecionadas foram as crônicas publicadas pelo literato até 1921, ano de sua morte, cujo assunto primário ou secundário tenha sido o esporte. A palavra se mostrou presente na obra do escritor, porém se manifestou de uma forma ampla, ora repercutindo pontos positivos ora enfatizando aspectos negativos, mas como característica comum as diversas maneiras de educação do corpo. A título de conclusão, aponta-se que o esporte foi acionado pelo autor para representar as facetas existentes no seio da sociedade carioca e que nessas representações estavam evidentes modos de vida que possuíam alguns elementos educacionais relativos ao corpo.

Palavras-chave : Esporte; Educação do Corpo; Rio de Janeiro; João do Rio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )