SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Um dândi nos trópicos: esporte e educação do corpo nas crônicas de Paulo Barreto (João do Rio)Apresentação - Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

ROSA, Maria Cristina. Diversão, doença e educação dos corpos na Comarca de Vila Rica (século XVIII). Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e77146.  Epub 07-Ago-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.77146.

Este artigo tem por objetivo compreender processos de educação dos corpos na Comarca de Vila Rica no século XVIII a partir de relações entre divertimento e doença. Optou-se por pesquisar fontes civis e eclesiásticas, contemplando o terreno das normas, bem como das contravenções, além de manuais de medicina. Maus comportamentos da população em relação à limpeza de espaços físicos e a práticas de diversão provocavam o adoecimento dos corpos e demandavam intervenções, melhorias e regulação. O divertimento associado a práticas excessivas, especialmente da população mais humilde, formada por escravos e forros, era nocivo porque prejudicava a recuperação para o trabalho, que já era desgastante. Faces de uma mesma moeda, o divertimento e a doença desgastavam os corpos, suscitavam desobediências e castigos, demandavam cuidados, eram combatidos.

Palabras clave : Divertimento; Minas Gerais; Corpo; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )