SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Entertainment, illness and body education in the Vila Rica District (18th Century)The bath, the water, the basin, and the child: history and historians in the discard of the first version of the Base Nacional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

GONCALVES, Nádia Gaiofatto  and  MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Apresentação - Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e80412.  Epub Aug 30, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.80412.

Apresentamos os onze artigos que compõem o dossiê Bases Nacionais e Ensino de História, e que contemplam algumas questões relativas a embates, a desafios e a possibilidades que tais documentos envolvem em relação à educação básica e à formação de professores. Os trabalhos foram organizados começando pelo Brasil, passando por uma abordagem comparada da realidade nacional com outros países e, finalmente, tratando de discussões e normativas de outros países, da América do Sul, América Central, América do Norte e Europa. Esperamos contribuir para a reflexão e melhor compreensão desse processo de disputas sobre a educação e, aqui, particularmente, sobre o ensino de História, que deve ser apreendido em perspectiva histórica, e que pode apresentar, como os artigos discutem, tanto similaridades entre diferentes países quanto especificidades, bem como muitos desafios e possibilidades.

Keywords : Ensino de História; BNCC; Formação de professores; Educação básica; Currículo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )