SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Diversão, doença e educação dos corpos na Comarca de Vila Rica (século XVIII)O banho, a água, a bacia e a criança: história e historiadores na defenestração da primeira versão da Base Nacional Curricular Comum de História para o Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

GONCALVES, Nádia Gaiofatto  e  MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Apresentação - Ensino de História: entre Bases Nacionais e a formação de professores. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e80412.  Epub 30-Ago-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.80412.

Apresentamos os onze artigos que compõem o dossiê Bases Nacionais e Ensino de História, e que contemplam algumas questões relativas a embates, a desafios e a possibilidades que tais documentos envolvem em relação à educação básica e à formação de professores. Os trabalhos foram organizados começando pelo Brasil, passando por uma abordagem comparada da realidade nacional com outros países e, finalmente, tratando de discussões e normativas de outros países, da América do Sul, América Central, América do Norte e Europa. Esperamos contribuir para a reflexão e melhor compreensão desse processo de disputas sobre a educação e, aqui, particularmente, sobre o ensino de História, que deve ser apreendido em perspectiva histórica, e que pode apresentar, como os artigos discutem, tanto similaridades entre diferentes países quanto especificidades, bem como muitos desafios e possibilidades.

Palavras-chave : Ensino de História; BNCC; Formação de professores; Educação básica; Currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )