SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Victory of tradition or resistance of innovation: the teaching of history between the BNCC, the PNLD and the SchoolWork and politics for Teaching History: notes about the BNCC and the Professional and Technological Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

RALEJO, Adriana Soares; MELLO, Rafaela Albergaria  and  AMORIM, Mariana de Oliveira. BNCC e Ensino de História: horizontes possíveis. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e77056.  Epub Sep 05, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.77056.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) tem suscitado importantes debates sobre a constituição de um currículo escolar. Neste artigo, desenvolvemos uma reflexão sobre como essa proposta curricular tem mobilizado discussões sobre as possibilidades de constituição e de desenvolvimento do ensino de História. Enquanto dispositivo regulador da educação, que tipo de poder esse documento exerce sobre aquilo que é praticado nas escolas? Para além dos constrangimentos e amarras que o currículo gera no ensino, poderíamos também enxergar potencialidades para um ensino de História que dialogue com as realidades vividas por nossos alunos e alunas e compartilhadas no espaço escolar? A partir dessas questões norteadoras, desenvolvemos este artigo em três partes: em um primeiro momento, apresentamos a trajetória de publicação da BNCC e os embates em torno do ensino de História, bem como os conceitos de currículo e de Ensino de História com os quais trabalhamos. Em um segundo momento, apresentamos como a comunidade disciplinar (GOODSON, 1997) tem debatido sobre os sentidos de História presentes na BNCC, a partir de um levantamento de artigos científicos que têm apresentado este currículo como tema de pesquisa. E em um terceiro momento, apresentamos algumas chaves de leitura do documento a partir dos conceitos de “competências gerais” e da “atitude historiadora”. Por fim, teremos condição de responder à questão: que possibilidades a BNCC pode proporcionar para um ensino significativo no ensino de História?

Keywords : BNCC; Ensino de História; Currículo; Atitude historiadora.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )