SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37BNCC e Ensino de História: horizontes possíveisEnsinar História na Base Nacional Comum de Formação de Professores: a atitude historiadora convertendo-se em competências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

SANTOS, Bergston Luan. Trabalho e política para Ensinar História: apontamentos sobre a BNCC e a Educação Profissional e Tecnológica. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e76920.  Epub 06-Set-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.76920.

Este texto busca iniciar uma reflexão sobre as categorias trabalho e política na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e como estão dispostas para formação em Ciências Humanas, locus macro da disciplina de História, problematizando a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para tanto, o artigo está dividido em uma apresentação/introdução histórica sobre Educação Profissional no Brasil, discussão sobre as categorias trabalho e política na BNCC e considerações. Nesse sentido, apontamos que a Base necessita ser problematizada no contexto de sua elaboração e sugerimos que as categorias trabalho e política, induzidas pela Base, simplificam processos sociais que são complexos e que precisam ser reelaborados pelos docentes de maneira integrada, como é exigido na formação profissional tecnológica.

Palavras-chave : Formação histórica; Política; Trabalho e EPT.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )