SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Teaching History in the Base Nacional Comum Curricular: the historian attitude becoming competencesPossibilities in the struggle for the teaching of black history in the national curriculum base era in Brazil and the United States: Law 10.639/03 and National History Standards author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

COELHO, Mauro Cezar  and  COELHO, Wilma de Nazaré Baía. Educação para as Relações Étnico-Raciais e a formação de professores de História nas novas diretrizes para a formação de professores!. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e77098.  Epub Sep 06, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.77098.

No presente artigo, analisamos um dos aspectos da política educacional projetada - as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação Inicial de Professores para a Educação Básica aprovadas em 2019, pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) - problematizando o modo pelo qual ela encaminha a educação para a as relações étnico-raciais, tendo como parâmetro as licenciaturas em História. Uma vez que as diretrizes propostas não anulam a política educacional de caráter afirmativo, torna-se relevante dimensionar o modo pelo qual o desenho pensado para a formação inicial promove saberes docentes que capacitem o professor para o enfrentamento do racismo e de seus desdobramentos. Sustentamos que as diretrizes recentemente aprovadas pelo CNE encaminham uma formação restritiva, no tocante à Educação para as Relações Étnico-Raciais, posto limitarem o espaço da autonomia docente e o contato com saberes necessários ao enfrentamento do racismo e de seus desdobramentos no espaço escolar. Ademais, as diretrizes aprofundam deficiências recorrentes nos cursos de formação de professores de história, tornando ainda mais rarefeito o espaço para a discussão de temas como Diferença, Diversidade, Multiculturalismo, Inclusão etc.

Keywords : Formação Docente; Ensino em História; Relações Étnico-Raciais; Currículo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )