SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Possibilities in the struggle for the teaching of black history in the national curriculum base era in Brazil and the United States: Law 10.639/03 and National History StandardsBrazil, Colombia and Mexico. Recent curriculum policies for teaching of history and social sciences in basic education and initial teacher preparation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

ROCHA, Helenice Aparecida Bastos  and  GONZALEZ, María Paula. O jardim do vizinho é mais bonito ou está mais longe de nossos olhos? Os conteúdos do passado recente na BNCC de História no Brasil e os NAP na Argentina. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e77138.  Epub Sep 08, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.77138.

O artigo visa contribuir para o debate sobre a relação entre a história recente e sua apropriação em políticas educacionais, concretizada em documentos curriculares, tomando o caso da ditadura militar em dois países que passaram por regimes autoritários, Brasil e Argentina. O artigo apresentará uma visão geral sobre o contexto de criação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o tratamento desse conteúdo, fazendo o mesmo, a seguir, para os Núcleos de Aprendizajes Prioritarios (NAP) [Núcleos de Aprendizagem Prioritários]. Como os documentos curriculares narram esse passado recente, como temas de ensino e aprendizagem para as novas gerações? A que necessidades sociais visam atender, em sua estruturação? A comparação surge como forma de contribuir para um olhar mais complexo sobre nossa própria realidade e história recente, na confrontação com a descrição entre os vizinhos, com tantas aproximações e distanciamentos entre nossas histórias.

Keywords : Currículo de história; Ditadura militar; Memória; Brasil; Argentina.

        · abstract in Spanish     · text in Portuguese | Spanish     · Spanish ( pdf ) | Portuguese ( pdf )