SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Possibilidades na luta pelo ensino de histórias negras na era das bases nacionais curriculares no Brasil e nos Estados Unidos: a Lei 10.639/03 e os National History StandardsBrasil, Colômbia e México. Políticas curriculares recentes para o ensino de História e de Ciências Sociais na educação básica e formação inicial de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

ROCHA, Helenice Aparecida Bastos  e  GONZALEZ, María Paula. O jardim do vizinho é mais bonito ou está mais longe de nossos olhos? Os conteúdos do passado recente na BNCC de História no Brasil e os NAP na Argentina. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e77138.  Epub 08-Set-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.77138.

O artigo visa contribuir para o debate sobre a relação entre a história recente e sua apropriação em políticas educacionais, concretizada em documentos curriculares, tomando o caso da ditadura militar em dois países que passaram por regimes autoritários, Brasil e Argentina. O artigo apresentará uma visão geral sobre o contexto de criação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o tratamento desse conteúdo, fazendo o mesmo, a seguir, para os Núcleos de Aprendizajes Prioritarios (NAP) [Núcleos de Aprendizagem Prioritários]. Como os documentos curriculares narram esse passado recente, como temas de ensino e aprendizagem para as novas gerações? A que necessidades sociais visam atender, em sua estruturação? A comparação surge como forma de contribuir para um olhar mais complexo sobre nossa própria realidade e história recente, na confrontação com a descrição entre os vizinhos, com tantas aproximações e distanciamentos entre nossas histórias.

Palavras-chave : Currículo de história; Ditadura militar; Memória; Brasil; Argentina.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português | Espanhol     · Português ( pdf ) | Espanhol ( pdf )