SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37O jardim do vizinho é mais bonito ou está mais longe de nossos olhos? Os conteúdos do passado recente na BNCC de História no Brasil e os NAP na ArgentinaThe teaching of history and social sciences in primary education in Colombia: from curricular policies to educational practices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

SANTIAGO, Léia Adriana da Silva; GIRALDO, Martha Cecilia Gutiérrez  and  ESCALANTE, Paulina Lapatí. Brasil, Colômbia e México. Políticas curriculares recentes para o ensino de História e de Ciências Sociais na educação básica e formação inicial de professores. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e77023.  Epub Sep 06, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.77023.

O texto apresenta uma pesquisa documental comparativa dos propósitos que orientam as propostas curriculares para o ensino de História e Ciências Sociais no Brasil, Colômbia e México, desde o final do século XX e no decorrer do século XXI, evidenciando que estas têm sido dependentes de políticas de governo e reformas que respondem mais às visões hegemônicas e às disputas entre disciplinas que aos propósitos de formação dos cidadãos deste século. Em seguida, é realizada a análise das políticas de formação inicial de profesores dessas mesmas disciplinas, nos três países, as quais respondem às recomendações de organismos internacionais, que desvalorizam a importância da formação para o magistério nessas áreas do conhecimento. Por fim, ao se buscar as relações entre os resultados das duas análises anteriores, são identificados poucos pontos de encontro. Faltam pesquisas sobre a formação inicial de professores de história e ciências sociais que contribuam, não só para a formação inicial de professores, mas também para a docência na educação básica.

Keywords : Formação inicial de professores; Ensino de Ciências Sociais; Educação básica; Currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )