SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Brasil, Colômbia e México. Políticas curriculares recentes para o ensino de História e de Ciências Sociais na educação básica e formação inicial de professoresO currículo de história em Inglaterra, Portugal e Espanha: contextos diferentes e problemas comuns índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

HERNANDEZ, Diana Marcela Arana  e  GIRALDO, Martha Cecilia Gutiérrez. O ensino de história e ciências sociais na educação primária na Colômbia: das políticas curriculares às práticas educacionais. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e77057.  Epub 06-Set-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.77057.

O artigo apresenta uma síntese do que tem sido o ensino de história e ciências sociais na Colômbia tendo em vista as políticas governamentais das últimas décadas. A partir dos propósitos previstos nessas políticas, analisa-se o que ocorre no estudo de caso de dois professores iniciantes do ensino fundamental que lecionam em instituições públicas de ensino: o que pensam está relacionado com o que fazem na prática, no que diz respeito aos fins de ensino das ciências sociais. Os resultados mostram duas experiências que coincidem nos propósitos que os professores propõem (críticos) e se diferenciam nos propósitos que se evidenciam em suas práticas (um positivista e outro crítico). Os resultados levantam questionamentos sobre o significado dos debates sobre as políticas governamentais para o ensino das ciências sociais e o que ocorre com a formação inicial de professores generalistas para o ensino dessas ciências. A discussão deve centrar-se nos propósitos do ensino de História e das Ciências Sociais, de modo a fomentar práticas educativas inovadoras e coerentes.

Palavras-chave : Finalidades do ensino de história; Práticas educativas; Educação básica; Professores iniciantes; Formação inicial de professores.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )