SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37El currículum de historia en Inglaterra, Portugal y España: contextos diferentes y problemas comunesUma educação para o fim do mundo? Os desafios socioambientais contemporâneos e o papel da Educação Ambiental em contextos escolarizados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

COLAGRANDE, Elaine Angelina  y  FARIAS, Luciana Aparecida. Apresentação - Educação Ambiental e o contexto escolar brasileiro: desafios presentes, reflexões permanentes. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e81232.  Epub 22-Sep-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.81232.

Este texto é uma apresentação do dossiê “Educação Ambiental e a Escola Básica: contextos e práticas”. O dossiê contempla oito artigos voltados à essa temática e que discutem variadas perspectivas, necessidades, meios e práticas para se conceber uma Educação Ambiental na diversidade, com reflexões, ideias e objetivos que contêm a pluralidade, bem como representatividade na formação de uma sociedade mais igualitária, justa e sustentável. Os assuntos tratados nos artigos do dossiê estão distribuídos em três eixos temáticos vinculados à Educação Ambiental: políticas públicas e currículo, formação de professores, e práticas conduzidas no contexto escolar. Os artigos apresentados foram produzidos por pesquisadores de diferentes regiões brasileiras e os produtos dessas pesquisas evidenciam a variedade e abrangência de pensamentos e propostas, o que caracteriza a Educação Ambiental como um campo polissêmico e capaz de produzir rico conhecimento para nossa reflexão sobre os desafios a serem superados na busca de auxiliar e valorizar a formação de cidadãos que desenvolvam um olhar crítico e transformador no que diz respeito às questões socioambientais.

Palabras clave : Educação; Educação Ambiental; Contexto escolar; Meio ambiente; Políticas públicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )