SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37An education for the end of the world? Contemporary socioenvironmental challenges and the role of Environmental Education in school contextsEnvironmental Education in the microcontexts of curriculum production in school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

VIEIRA, Solange Reiguel; MORAIS, Josmaria Lopes de  and  CAMPOS, Marília Andrade Torales. Indicadores para avaliação das políticas públicas de Educação Ambiental nas escolas: uma análise à luz do ciclo de políticas e da teoria da atuação. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e78220.  Epub Sep 22, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.78220.

O artigo apresenta a análise do processo de aplicação de uma Matriz de Indicadores para a avaliação de políticas públicas de Educação Ambiental nas escolas. Para isso, o estudo se fundamenta no ciclo de políticas (BALL; BOWE, 1992) e na teoria da atuação (BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2016). Argumenta-se que a abordagem conceitual do ciclo de políticas e a teoria da atuação deram significado ao instrumento de avaliação construído pelos e para os atores do contexto da prática. Assim também auxiliaram na compreensão das interrelações entre as dimensões contextuais da teoria da atuação e a Matriz de Indicadores de Educação Ambiental construída por diversos sujeitos da política. A interpretação e a análise dos dados gerados a partir da aplicação da Matriz de Indicadores em contextos escolares, com a participação das professoras, apontam que as dimensões que a estruturam tomam sentido quando integradas entre si e relacionadas a contextos apropriadamente situados. Assim, o instrumento demonstra sua relevância, em especial para a etapa de avaliação no ciclo de políticas.

Keywords : Avaliação; Políticas públicas; Educação Ambiental; Indicadores.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )