SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Indicators for evaluation of public policies of Environmental Education in schools: an analysis in the light of the policy cycle and the theory of enactmentEnvironmental Education: aspects that hinder teacher engagement in public schools in the Federal District author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

FARIAS FILHO, Everaldo Nunes de  and  FARIAS, Carmen Roselaine de Oliveira. A Educação Ambiental nos microcontextos de produção do currículo na escola. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e78254.  Epub Sep 25, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.78254.

Este estudo teve como objetivo analisar a inserção da educação ambiental (EA) em microprocessos políticos de produção do currículo em duas escolas de ensino fundamental localizadas em Pernambuco. Tomamos como referencial teórico-metodológico a abordagem do ciclo de políticas, com enfoque no contexto da prática. A metodologia da pesquisa incluiu técnicas de observação participante, análise documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados evidenciam a existência de microcontextos políticos interdependentes entre si que, em articulação, estabelecem os espaços e os modos de inserção da educação ambiental nas escolas. Desse modo, vemos a educação ambiental contemplada nas duas escolas em projetos didáticos associados a temas transversais e a conteúdos de componentes curriculares a partir das expectativas e dos processos políticos de definição curricular. Cada um desses contextos apresenta suas particularidades que incidem sobre a elaboração curricular e a forma de inserção da EA nas práticas educativas. Contudo, um elemento comum que aparece nos resultados, é falta de referência às políticas curriculares nacionais de EA nos textos e discursos escolares, fato que nos leva a supor certo descompasso nos macrocontextos do ciclo de produção de políticas de EA para a educação básica.

Keywords : Educação Ambiental; Currículo; Ensino fundamental; Microcontextos de produção curricular.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )