SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Políticas de Educação Especial numa perspectiva inclusiva em Angola: contexto, avanços e necessidades emergentes (1979-2017) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

MUYLAERT, Naira. Apresentação - Estudos sobre implementação de políticas públicas e suas relações com a (re) produção de desigualdades educacionais: um campo em construção. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e82717.  Epub 13-Nov-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.82717.

A elaboração do dossiê Implementação de políticas públicas para o combate às desigualdades educacionais é composto por oito artigos que abordam questões sobre as várias fases do ciclo de políticas, desvelando seus diversos e complexos elementos, dentre eles as disputas políticas da agenda, os instrumentos de regulação, os recursos empreendidos, a atuação dos agentes implementadores e os possíveis efeitos sobre a garantia do direito à educação com vistas à diminuição das desigualdades sociais. Os objetos de estudo abordados nos trabalhos englobam contextos internacionais, nacionais e locais, e são analisados à luz de diferentes referenciais teóricos e abordagens metodológicas. O dossiê também é uma iniciativa que busca aproximações interdisciplinares, ao visar articular o campo da política educacional, ao campo da ciência política e ao campo da sociologia da educação. Dessa forma, acredita-se que o dossiê traz relevantes contribuições que fazem avançar a produção de conhecimento acerca das políticas públicas educacionais e suas relações com as desigualdades sociais.

Palabras clave : Implementação de políticas educacionais; Desigualdades educacionais; Ciclo de políticas públicas; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )