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Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411
Resumo
MATOS, Patrícia Modesto e FRANCA, Dalila Xavier de. Socialização étnico-racial e racismo: dos saberes afro-brasileiros e africanos à construção da identidade étnico-racial. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e78243. Epub 08-Nov-2021. ISSN 1984-0411. https://doi.org/10.1590/0104-4060.78243.
Pesquisas recentes apontam os benefícios da socialização étnico-racial para as crianças e os adolescentes negros. Este trabalho teve o objetivo de verificar a percepção acerca da socialização étnico-racial e seus efeitos na identidade étnico-racial, bem como as implicações do racismo na identidade étnico-racial dos estudantes negros. Utilizamos como aporte teórico a literatura sobre a identidade, o racismo na educação, os estudos acerca da socialização étnico-racial e os que tratam da implementação da Lei 10.639/2003 (BRASIL, 2013) nas escolas brasileiras. Participaram desta pesquisa 120 alunos que estão cursando os anos finais do ensino fundamental, por meio de um questionário autoaplicável. Adotamos o Software SPSS para a análise dos dados mediante associação da cor da pele com a socialização étnico-racial, a identidade e a experiência de racismo. A percepção desses participantes evidenciou que a socialização dos saberes afro-brasileiros e africanos contribui para a valorização positiva da identidade dos sujeitos. Assim, recomendamos que estudos futuros investiguem a promoção, mas também a qualidade da socialização étnico-racial transmitida nas escolas.
Palavras-chave : Educação; Escola; Identidade étnico-racial; Racismo; Socialização étnico-racial.