SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Ethnic-racial socialization and racism: from Afro-Brazilian and African knowledge to the construction of ethnic-racial identityThe Prêmio Escola Nota Dez (PENDez) - an instrument to reduce educational inequalities in child literacy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

REZENDE, Wagner Silveira. Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e79277.  Epub Nov 08, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.79277.

Este artigo faz uma análise do Paebes Alfa, o programa de avaliação da alfabetização do estado do Espírito Santo, entre os anos de 2009 e 2017. Para tanto, foi proposto um conjunto de dez critérios para análise e descrição do programa, algo não encontrado na literatura educacional, cujo mapeamento mostrou a ausência de estudos dessa natureza. O estudo contou com detalhada pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas com gestores e especialistas que trabalharam com o programa ao longo do período analisado. Espera-se que este trabalho seja capaz de servir como ponto de partida para pesquisas que se interessam pela análise e compreensão de programas de avaliação da alfabetização no Brasil, ajudando a preencher a atual lacuna observada na literatura especializada.

Keywords : Avaliação da alfabetização; Paebes Alfa; Avaliação educacional.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )