SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Socialização étnico-racial e racismo: dos saberes afro-brasileiros e africanos à construção da identidade étnico-racialO Prêmio Escola Nota Dez (PENDez) - um instrumento de combate às desigualdades educacionais na alfabetização infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

REZENDE, Wagner Silveira. Avaliação da alfabetização no Espírito Santo: uma análise do Paebes Alfa entre 2009 e 2017. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e79277.  Epub 08-Nov-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.79277.

Este artigo faz uma análise do Paebes Alfa, o programa de avaliação da alfabetização do estado do Espírito Santo, entre os anos de 2009 e 2017. Para tanto, foi proposto um conjunto de dez critérios para análise e descrição do programa, algo não encontrado na literatura educacional, cujo mapeamento mostrou a ausência de estudos dessa natureza. O estudo contou com detalhada pesquisa bibliográfica e documental, além de entrevistas com gestores e especialistas que trabalharam com o programa ao longo do período analisado. Espera-se que este trabalho seja capaz de servir como ponto de partida para pesquisas que se interessam pela análise e compreensão de programas de avaliação da alfabetização no Brasil, ajudando a preencher a atual lacuna observada na literatura especializada.

Palabras clave : Avaliação da alfabetização; Paebes Alfa; Avaliação educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )