SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37The Prêmio Escola Nota Dez (PENDez) - an instrument to reduce educational inequalities in child literacyA question of merit: access to vacant places at a municipal public school in São Gonçalo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

LIMA, Maria de Fátima Magalhães de. Seleção de diretores e o sentido da gestão escolar: percepções de diretores sobre o plano de gestão. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e78290.  Epub Nov 09, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.78290.

Nas redes públicas de ensino do Brasil tem se estabelecido crescentemente mecanismos mistos de seleção de diretores escolares, no sentido de aferir a competência técnica e política dos candidatos para gerir as escolas. No contexto do processo de descentralização de políticas educacionais e afirmação do paradigma pós-burocrático de matriz gerencial, o plano de gestão, requisito técnico para a seleção dos diretores, constitui-se como instrumento para indução do uso de indicadores educacionais, definição de metas e alcance da eficácia escolar. Com base em análise bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas, este estudo de caso busca verificar as percepções dos diretores de duas escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro, considerados burocratas do nível de rua, sobre a implementação da diagnose e autoavaliação, etapas constitutivas do plano de gestão nas escolas. Verificamos que as diretoras participantes da pesquisa atuaram com margens de liberdade para gerir o processo, e que baseadas nas distintas experiências e valores atribuíram sentidos diferentes aos planos de gestão.

Keywords : Diretores escolares; Gestão escolar; Plano de gestão; Implementação de política educacional; Burocrata do nível de rua.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )