SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Selection of school principals and the meaning of school management: principals’ perceptions about the management planImplementation study contributions to education policy analysis: a brief discussion of the context of BNCC implementation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

GUIMARAES, Tereza Cristina de Almeida  and  BERNADO, Elisangela da Silva. Questão de mérito: o acesso às vagas remanescentes em uma escola pública municipal Gonçalense. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e77643.  Epub Nov 08, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.77643.

Este estudo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública do município de São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro no ano de 2019, evidenciando os pressupostos da ação do gestor/burocrata diante das vagas remanescentes da escola e a influência de sua discricionariedade nos resultados da política educacional. Em uma perspectiva interpretativista de estudos, analisamos o ato discricionário do gestor/burocrata como fator de confrontação ou consolidação das desigualdades educacionais, por meio dos dados resultantes da entrevista semiestruturada com o gestor da escola, refletindo sobre a interação do burocrata com o cidadão que busca as benesses da política e a garantia de direitos. Decorrentes de tal interação, observamos formas distintas de discricionariedade, enraizadas nas microculturas da prática burocrática, expondo processos includentes e excludentes, a partir da interferência de fatores endógenos e exógenos resultantes das relações do burocrata com a comunidade.

Keywords : Burocracia; Política educacional; Gestor/burocrata; Discricionariedade; Desigualdade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )