SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Seleção de diretores e o sentido da gestão escolar: percepções de diretores sobre o plano de gestãoContribuições dos estudos de implementação para a análise de políticas educacionais: uma breve discussão do contexto de implementação da BNCC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

GUIMARAES, Tereza Cristina de Almeida  e  BERNADO, Elisangela da Silva. Questão de mérito: o acesso às vagas remanescentes em uma escola pública municipal Gonçalense. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e77643.  Epub 08-Nov-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.77643.

Este estudo objetiva apresentar os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública do município de São Gonçalo no Estado do Rio de Janeiro no ano de 2019, evidenciando os pressupostos da ação do gestor/burocrata diante das vagas remanescentes da escola e a influência de sua discricionariedade nos resultados da política educacional. Em uma perspectiva interpretativista de estudos, analisamos o ato discricionário do gestor/burocrata como fator de confrontação ou consolidação das desigualdades educacionais, por meio dos dados resultantes da entrevista semiestruturada com o gestor da escola, refletindo sobre a interação do burocrata com o cidadão que busca as benesses da política e a garantia de direitos. Decorrentes de tal interação, observamos formas distintas de discricionariedade, enraizadas nas microculturas da prática burocrática, expondo processos includentes e excludentes, a partir da interferência de fatores endógenos e exógenos resultantes das relações do burocrata com a comunidade.

Palavras-chave : Burocracia; Política educacional; Gestor/burocrata; Discricionariedade; Desigualdade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )