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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

MEIRA, Marina  e  BONAMINO, Alicia. Contribuições dos estudos de implementação para a análise de políticas educacionais: uma breve discussão do contexto de implementação da BNCC. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e78979.  Epub 09-Nov-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.78979.

Recorrendo a contribuições de autores do campo da ciência política e da administração pública, o presente texto traça um breve histórico dos estudos de implementação de políticas, originalmente divididos em duas abordagens consideradas antagônicas. Em seguida, explora um dos modelos de síntese desenvolvidos a partir dos anos 1990 para superar tal dicotomia (MATLAND, 1995), a fim de produzir uma análise inicial sobre a forma como as variáveis ambiguidade e conflito vêm sendo articuladas em políticas educacionais curriculares recentes, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Palavras-chave : Implementação de políticas; BNCC; PCNs; Currículo.

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