SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Implementation study contributions to education policy analysis: a brief discussion of the context of BNCC implementationParenting Style and Creative Potential of Children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

STOLTZ, Tania. Apresentação - Criatividade e emoção na educação como desafio. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e83545.  Epub Nov 12, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.83545.

O objetivo desta apresentação é a discussão de diferentes perspectivas de entendimento da relação entre criatividade, emoção e educação. Emoção e criatividade se desenvolvem em um contexto histórico, cultural e social e, nesse sentido, o papel da educação evidencia-se como fundamental para o seu desenvolvimento e expressão. Apesar do número significativo de pesquisas que apontam para formas de desenvolvimento da criatividade, considerando o contexto histórico, social e cultural e uma visão sistêmica, o desenvolvimento da criatividade permanence sendo um grande desafio para a escola e para a sociedade. Em tempos de modernidade líquida, há a necessidade urgente de investimento em uma nova escola, que prepare pessoas para o século XXI, onde o trabalho com a emoção, ao lado do trabalho com a criatividade é fundamental.

Keywords : Criatividade; Educação; Emoção; Processo criativo; Imaginação.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )