SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Contribuições dos estudos de implementação para a análise de políticas educacionais: uma breve discussão do contexto de implementação da BNCCEstilo parental e potencial criativo de crianças índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

STOLTZ, Tania. Apresentação - Criatividade e emoção na educação como desafio. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e83545.  Epub 12-Nov-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.83545.

O objetivo desta apresentação é a discussão de diferentes perspectivas de entendimento da relação entre criatividade, emoção e educação. Emoção e criatividade se desenvolvem em um contexto histórico, cultural e social e, nesse sentido, o papel da educação evidencia-se como fundamental para o seu desenvolvimento e expressão. Apesar do número significativo de pesquisas que apontam para formas de desenvolvimento da criatividade, considerando o contexto histórico, social e cultural e uma visão sistêmica, o desenvolvimento da criatividade permanence sendo um grande desafio para a escola e para a sociedade. Em tempos de modernidade líquida, há a necessidade urgente de investimento em uma nova escola, que prepare pessoas para o século XXI, onde o trabalho com a emoção, ao lado do trabalho com a criatividade é fundamental.

Palabras clave : Criatividade; Educação; Emoção; Processo criativo; Imaginação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )