SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Presentation — Creativity and emotion in education as a challengeWhat hinders creativity? Investigating middle school students’ perceived influence of barriers to creativity for improving school creativity friendliness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

DECHAUME, Merav  and  LUBART, Todd. Estilo parental e potencial criativo de crianças. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e80845.  Epub Nov 12, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.80845.

Hoje em dia, as pessoas precisam ser capazes de pensar e produzir de forma criativa. Por isso, a estimulação das habilidades criativas constitui um objetivo importante para educadores e profissionais. O estilo parental que inclui práticas cotidianas de educação dos filhos, interações entre pais e filhos voltadas especificamente para a criatividade e percepções sobre a criatividade se relaciona fundamentalmente com o desenvolvimento do potencial criativo. Estes construtos moldam a compreensão das crianças sobre seu ambiente, permitindo-lhes formar uma mentalidade, qualidades pessoais, traços e habilidades que ajudam a determinar atitudes em relação à criatividade. Este estudo preliminar explorou a relação entre o estilo parental e o potencial criativo das crianças. Os pais participantes responderam aos questionários avaliando o nível de estrutura de rigidez nas práticas cotidianas de educação dos filhos, as interações entre pais e filhos especificamente voltadas para a criatividade e as percepções dos pais sobre a autoeficácia criativa de seus filhos. Seus filhos preencheram o instrumento de Avaliação do Potencial Criativo (EPoC), que mede o pensamento convergente e divergente nos domínios gráfico e verbal. Embora não tenhamos encontrado qualquer relação estatisticamente significativa entre o estilo parental e o potencial criativo, várias interações pai-filho se correlacionaram significativamente com as percepções dos pais. Quanto mais os pais incentivam a novidade, mais eles percebem que seus filhos demonstram comportamento criativo. Além disso, apoio excessivo à criatividade direta poderia diminuir certos comportamentos relacionados à criatividade, como a fantasia. Estes achados apoiam a noção de que as atitudes dos pais e os comportamentos interativos são preditores significativos das habilidades criativas dos filhos, sugerindo assim possíveis caminhos para pesquisas e práticas educacionais adicionais para apoiar atividades inovadoras e de descoberta.

Keywords : Estilo parental; Modelo multivariado de potencial criativo; Avaliação do potencial criativo.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )