SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Apresentação - Criatividade e emoção na educação como desafioO que impede a criatividade? Investigando a influência percebida por estudantes do Ensino Fundamental II de barreiras à criatividade para melhorar a simpatia em relação à criatividade na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

DECHAUME, Merav  e  LUBART, Todd. Estilo parental e potencial criativo de crianças. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e80845.  Epub 12-Nov-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.80845.

Hoje em dia, as pessoas precisam ser capazes de pensar e produzir de forma criativa. Por isso, a estimulação das habilidades criativas constitui um objetivo importante para educadores e profissionais. O estilo parental que inclui práticas cotidianas de educação dos filhos, interações entre pais e filhos voltadas especificamente para a criatividade e percepções sobre a criatividade se relaciona fundamentalmente com o desenvolvimento do potencial criativo. Estes construtos moldam a compreensão das crianças sobre seu ambiente, permitindo-lhes formar uma mentalidade, qualidades pessoais, traços e habilidades que ajudam a determinar atitudes em relação à criatividade. Este estudo preliminar explorou a relação entre o estilo parental e o potencial criativo das crianças. Os pais participantes responderam aos questionários avaliando o nível de estrutura de rigidez nas práticas cotidianas de educação dos filhos, as interações entre pais e filhos especificamente voltadas para a criatividade e as percepções dos pais sobre a autoeficácia criativa de seus filhos. Seus filhos preencheram o instrumento de Avaliação do Potencial Criativo (EPoC), que mede o pensamento convergente e divergente nos domínios gráfico e verbal. Embora não tenhamos encontrado qualquer relação estatisticamente significativa entre o estilo parental e o potencial criativo, várias interações pai-filho se correlacionaram significativamente com as percepções dos pais. Quanto mais os pais incentivam a novidade, mais eles percebem que seus filhos demonstram comportamento criativo. Além disso, apoio excessivo à criatividade direta poderia diminuir certos comportamentos relacionados à criatividade, como a fantasia. Estes achados apoiam a noção de que as atitudes dos pais e os comportamentos interativos são preditores significativos das habilidades criativas dos filhos, sugerindo assim possíveis caminhos para pesquisas e práticas educacionais adicionais para apoiar atividades inovadoras e de descoberta.

Palavras-chave : Estilo parental; Modelo multivariado de potencial criativo; Avaliação do potencial criativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )