SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Estilo parental e potencial criativo de criançasCriatividade. Inteligência Emocional. Implicações educativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

BELOYIANNI, Vasiliki  e  ZBAINOS, Dimitrios. O que impede a criatividade? Investigando a influência percebida por estudantes do Ensino Fundamental II de barreiras à criatividade para melhorar a simpatia em relação à criatividade na escola. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e81409.  Epub 12-Nov-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.81409.

Nos últimos anos, o cultivo da criatividade dos alunos é uma meta amplamente reconhecida da educação moderna. No entanto, várias barreiras impedem a expressão da capacidade criativa dentro do contexto escolar. A influência de muitas barreiras identificadas pela pesquisa pode variar em diferentes contextos culturais, bem como em relação à capacidade criativa individual. A esse respeito, o presente estudo investigou a influência percebida de certas barreiras à criatividade nos alunos do ensino médio grego em termos de gênero e capacidade criativa. Para os propósitos do estudo, 152 jovens adolescentes completaram a versão traduzida do instrumento Barreiras à Criatividade Pessoal (ALENCAR, 1996; MORAIS et al., 2014), enquanto seu potencial criativo foi avaliado pelas escalas gráfico-artísticas do instrumento Avaliação do Potencial Criativo (Evaluation of Creative Potential Battery - EPoC). Os resultados demonstraram que barreiras como falta de tempo e oportunidades, inibição, timidez e falta de motivação foram percebidas pelos participantes como obstáculos comuns que afetam consideravelmente sua criatividade, enquanto a repressão social relatou estar afetando sua criatividade em menor grau. Em geral, as percepções de obstáculos à criatividade não pareciam afetar significativamente o potencial criativo ou o gênero dos alunos. Nesse sentido, a alta influência percebida de inibidores específicos na criatividade refletiu um clima nas escolas gregas que, em geral, parece ter pouca simpatia pela criatividade. Assim, as intervenções para aumentar a criatividade dos alunos devem se concentrar na remoção de tais barreiras e na melhoria do clima escolar.

Palavras-chave : Criatividade; Barreiras; Capacidade criativa; Motivação para a criatividade; Pensamento criativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )