SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37What hinders creativity? Investigating middle school students’ perceived influence of barriers to creativity for improving school creativity friendlinessThe vulnerabilities of gifted and talented students: socio-cognitive and affective issues author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

PRIETO, María Dolores; FERRANDO, Mercedes  and  FERRANDIZ, Carmen. Criatividade. Inteligência Emocional. Implicações educativas. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e81541.  Epub Nov 13, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.81541.

O objetivo deste trabalho é estudar a relação entre criatividade e Inteligência Emocional (IE). Primeiro analisámos os estudos sobre esses dois constructos. Em segundo lugar, apresentamos o nosso próprio estudo empírico realizado com duas amostras: uma de 187 estudantes de alta capacidade (superdotados e talentosos) que concluíram o teste TTCT e o teste EQ-i: YV versus uma subamostra de 228 estudantes selecionados da amostra normativa do teste EQ-i: YV. Os resultados indicam que a dimensão intrapessoal mostra correlações mais fortes com o pensamento divergente, sendo capaz de prever modestamente a criatividade. As diferenças entre os estudantes de alta capacidade e os seus colegas, são estatisticamente significativas em termos de humor e adaptabilidade (capacidade de gerir mudanças, inclui resolução de problemas e flexibilidade; ambas são características da criatividade). Finalmente, foram estabelecidas algumas implicações educativas com o objetivo de promover o desenvolvimento do potencial criativo através das emoções.

Keywords : Criatividade; Competências socioemocionais; Educação emocional.

        · abstract in Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )