SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37O que impede a criatividade? Investigando a influência percebida por estudantes do Ensino Fundamental II de barreiras à criatividade para melhorar a simpatia em relação à criatividade na escolaAs vulnerabilidades das altas habilidades e superdotação: questões sociocognitivas e afetivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

PRIETO, María Dolores; FERRANDO, Mercedes  y  FERRANDIZ, Carmen. Criatividade. Inteligência Emocional. Implicações educativas. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e81541.  Epub 13-Nov-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.81541.

O objetivo deste trabalho é estudar a relação entre criatividade e Inteligência Emocional (IE). Primeiro analisámos os estudos sobre esses dois constructos. Em segundo lugar, apresentamos o nosso próprio estudo empírico realizado com duas amostras: uma de 187 estudantes de alta capacidade (superdotados e talentosos) que concluíram o teste TTCT e o teste EQ-i: YV versus uma subamostra de 228 estudantes selecionados da amostra normativa do teste EQ-i: YV. Os resultados indicam que a dimensão intrapessoal mostra correlações mais fortes com o pensamento divergente, sendo capaz de prever modestamente a criatividade. As diferenças entre os estudantes de alta capacidade e os seus colegas, são estatisticamente significativas em termos de humor e adaptabilidade (capacidade de gerir mudanças, inclui resolução de problemas e flexibilidade; ambas são características da criatividade). Finalmente, foram estabelecidas algumas implicações educativas com o objetivo de promover o desenvolvimento do potencial criativo através das emoções.

Palabras clave : Criatividade; Competências socioemocionais; Educação emocional.

        · resumen en Español     · texto en Español     · Español ( pdf )