SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Criatividade. Inteligência Emocional. Implicações educativas21st century skills: relationship between creativity and socioemotional skills in Brazilian students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

VIRGOLIM, Angela. As vulnerabilidades das altas habilidades e superdotação: questões sociocognitivas e afetivas. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e81543.  Epub Nov 13, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.81543.

Tratar do tema das altas habilidades e superdotação envolve um olhar complexo e sistêmico, dada a característica de heterogeneidade deste grupo. Crianças e jovens com altas habilidades e superdotação podem ter necessidades educacionais e afetivas diferenciadas, resultantes de sua complexidade cognitiva, maior intensidade de resposta, sensibilidade emocional, imaginação vívida, combinações de interesses únicos, características de personalidade e conflitos que destoam dos seus companheiros de idade. Em resposta a esta complexidade, pessoas com altas habilidades podem exibir comportamentos sociais desajustados, hostilidade, agressão, baixo autoconceito, insegurança, frustração, raiva e sentimentos de inadequação. Quando não reconhecidas e trabalhadas, tais características podem colocar o indivíduo em posição de vulnerabilidade e risco socioemocional. Torna-se importante um maior entendimento do mundo cognitivo, emocional, afetivo e social da pessoa superdotada, de forma a diminuir as vulnerabilidades deste grupo, trazendo consciência sobre a sua forma específica de agir no mundo. O esclarecimento das características afetivas diferenciadas destes alunos e de suas necessidades específicas pode ajudar pais e professores a delinear um ambiente mais adequado ao seu desenvolvimento.

Keywords : Altas habilidades e superdotação; Vulnerabilidades; Características sociocognitivas e afetivas.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )