SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37As vulnerabilidades das altas habilidades e superdotação: questões sociocognitivas e afetivasCriatividade na abordagem sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf: implicações para o trabalho com superdotados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060versión On-line ISSN 1984-0411

Resumen

NAKANO, Tatiana de Cassia; PRIMI, Ricardo  y  ALVES, Rauni Jandé Roama. Habilidades do século XXI: relações entre criatividade e competências socioemocionais em estudantes brasileiros. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e81544.  Epub 14-Nov-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.81544.

No contexto educacional, cada vez mais, uma série de habilidades, além das cognitivas, vêm sendo valorizadas. Dentre elas, os construtos de criatividade e competências socioemocionais, foco do estudo. Tendo como objetivo investigar a relação entre os dois construtos, a amostra foi composta por 362 estudantes do 3o(n = 168) e 5o ano (n = 194) do Ensino Fundamental, idades entre 8 e 15 anos (M = 10,3 anos; DP = 1,33), sendo 180 do gênero feminino, provenientes de 13 diferentes escolas públicas municipais localizadas no estado de Pernambuco, Brasil. Os estudantes responderam dois testes de criatividade (figural e verbal) e um instrumento que avalia seis competências socioemocionais (abertura a novas experiências, conscienciosidade, extroversão, amabilidade, lócus de controle externo e neuroticismo). Os resultados apontaram para a existência de correlações positivas significativas entre a criatividade figural e quatro das competências socioemocionais (conscienciosidade, amabilidade, abertura a experiências e lócus de controle externo) e da criatividade verbal com duas dimensões socioemocionais (conscienciosidade e amabilidade). Ainda que os construtos tenham apresentado alguma comunalidade, a importância de se estimular ambos no contexto educacional se faz presente, dados os resultados positivos que têm sido relacionados a essas habilidades, consideradas essenciais no século XXI.

Palabras clave : Personalidade; Cinco grandes fatores; Habilidades sociais; Habilidades emocionais; Avaliação psicológica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )