SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3721st century skills: relationship between creativity and socioemotional skills in Brazilian studentsCreativity as a interdisciplinary skill author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro  and  STOLTZ, Tania. Criatividade na abordagem sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf: implicações para o trabalho com superdotados. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e81545.  Epub Nov 15, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.81545.

Este artigo é pioneiro na discussão do fenômeno da criatividade a partir de Vygotsky e de Rudolf Steiner, relacionando-o ao trabalho com superdotados. Seu objetivo é investigar a criatividade na abordagem sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf e suas implicações para o trabalho com estudantes superdotados. À parte importantes diferenças, as propostas de Vygotsky e de Steiner vão ao encontro das necessidades de estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), principalmente quando ressaltam a mediação docente significativa. O professor, como principal mediador, é responsável pela proposta de ensino criativo e estético voltado ao amor ao conhecimento e à vida.

Keywords : Criatividade; Altas habilidades/superdotação; Vygotsky; Steiner.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )