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Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

PISKE, Fernanda Hellen Ribeiro  e  STOLTZ, Tania. Criatividade na abordagem sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf: implicações para o trabalho com superdotados. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e81545.  Epub 15-Nov-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.81545.

Este artigo é pioneiro na discussão do fenômeno da criatividade a partir de Vygotsky e de Rudolf Steiner, relacionando-o ao trabalho com superdotados. Seu objetivo é investigar a criatividade na abordagem sociointeracionista e na Pedagogia Waldorf e suas implicações para o trabalho com estudantes superdotados. À parte importantes diferenças, as propostas de Vygotsky e de Steiner vão ao encontro das necessidades de estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), principalmente quando ressaltam a mediação docente significativa. O professor, como principal mediador, é responsável pela proposta de ensino criativo e estético voltado ao amor ao conhecimento e à vida.

Palavras-chave : Criatividade; Altas habilidades/superdotação; Vygotsky; Steiner.

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