SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Creativity as a interdisciplinary skillPresentation — Evaluation movements in and of Early Childhood Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060On-line version ISSN 1984-0411

Abstract

COSTA-LOBO, Cristina; SA, Susana de  and  RIBEIRO, Alexandra. Promoção de Talento & Intervenção Psicológica: contributos da literatura. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e81548.  Epub Nov 16, 2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.81548.

Esta investigação inscreve-se no âmbito da Psicologia da Educação, tendo como propósito contribuir para uma leitura crítica e interpretativa das plurais linhas de investigação em torno do construto do Talento, através de uma revisão sistemática da literatura. São escassos os estudos que têm cumprido a metodologia da revisão sistemática da literatura, nomeadamente na Europa e, embora não seja uma abordagem inovadora, este estudo constituiu um esforço para aprofundar discussões que já vêm sendo construídas, na intenção de produzir novos conhecimentos e sinalizar relações entre diferentes variáveis que influenciam a promoção do Talento. A pesquisa centrou-se nas linhas editoriais indexadas em distintas fontes de dados (e.g., Web of Science, ELSEVIER Scopus, Scielo, APA PsycNet, Pepsic, CAPES e b-on). A análise dos dados foi conduzida através do modelo Roadmap. Para o refinamento dos resultados utilizou-se o software de gestão de referências bibliográficas Mendeley Desktop. Para a análise dos dados qualitativos, foi utilizado o software NVivo12, tendo-se considerado 132 estudos. Os resultados sugerem que não é suficiente a existência de um Talento inato, dado que este deverá ser trabalhado, de forma ajustada, objetivando o seu crescimento, sinalizando relações entre diferentes variáveis que influenciam a promoção do Talento. Existe, portanto, uma necessidade concreta de sistematização dos contributos da psicologia e das ciências da educação para o estudo do Talento.

Keywords : Talento; Psicologia da Educação; Revisão sistemática; Metodologia de revisão.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )