SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37Promoção de Talento & Intervenção Psicológica: contributos da literaturaBrincadeira e avaliação formativa da criança: a SVALSI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060versão On-line ISSN 1984-0411

Resumo

CORSINO, Patrícia. Apresentação - Movimentos avaliativos na e da Educação Infantil. Educ. Rev. [online]. 2021, vol.37, e83539.  Epub 07-Nov-2021. ISSN 1984-0411.  https://doi.org/10.1590/0104-4060.83539.

Este texto apresenta o dossiê intitulado Desafios da avaliação na e da Educação Infantil cuja proposta foi discutir movimentos avaliativos na Educação Infantil: os provocados quando se pensa a avaliação no interior das instituições, em acompanhamentos de propostas que acontecem no cotidiano e de processos vividos por crianças e adultos; os que ocorrem a partir de olhares externos às instituições, geralmente aliados às políticas educacionais e, ainda, os que articulam olhar interno e externo. Inicialmente aborda o caráter axiológico e ideológico das escolhas avaliativas e a importância de se pensar a finalidade educativa para responder às indagações: avaliar para quê? A qual educação serve as diversas propostas avaliativas na e da Educação Infantil? O texto traz alguns consensos da área da Educação Infantil que foram incorporados à legislação e aos documentos produzidos no âmbito do Ministério da Educação (MEC), nas últimas décadas, e aponta as descontinuidades da política atual, especialmente, a partir da Política Nacional de Alfabetização e seus possíveis desdobramentos para a avaliação na e da Educação Infantil. Depois apresenta cada um dos oito artigos que compõem o dossiê e seus movimentos avaliativos.

Palavras-chave : Educação Infantil; Avaliação; Políticas educacionais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )